O valor do Bitcoin caiu de quase US $ 20 mil para cerca de US $ 3.200 – uma queda de quase 84%.

A maior parte deste é apenas o ciclo normal do mercado de Bitcoin: uma série de micro-bolhas 10x seguidas rapidamente por correções de curto prazo antes de serem lançadas em outro estouro de 10x. Esta é a natureza dos ciclos de crescimento rápido. O mercado faz uma verificação dupla e da realidade toda vez que o ativo cresce em outro valor de ordem de grandeza. Bitcoin fez isso consistentemente em repetir desde 2010.

O desempenho anterior nem sempre prevê o desempenho futuro, e isso é crescimento demais para ser sustentável por muito mais tempo, mas à medida que a rede Bitcoin cresce, seu valor aumenta quando a camada de segurança e liquidação final da Internet de valor está se desdobrando. Quão grande o Bitcoin poderia ficar?

O mercado total endereçável para liquidação de transferência de valor é de trilhões de dólares por dia. O volume de bitcoins atualmente está em torno de US $ 2,5 bilhões por dia.

Preço de BTC (linha) versus volume de transação na cadeia (cor sólida) [fonte]
Como você pode ver, o preço do Bitcoin (a linha no gráfico acima) acompanha de perto o volume diário de transações na cadeia. O que isto significa é que, se o Bitcoin for bem-sucedido como a camada de liquidação segura da Internet, ele poderá 10×2-3 vezes mais.

Até agora eu tenho falado sobre os padrões normais de crescimento do Bitcoin, mas em novembro de 2018, o preço do Bitcoin caiu. Vamos aumentar o zoom para uma melhor visualização:

Novembro Crash: $ 6.52k -> $ 3.24k em um mês
O que é interessante sobre esse evento é que ele tinha um acionador: a divisão BCH / BSV. O Bitcoin Cash é uma bifurcação do Bitcoin, que na época era avaliado em cerca de US $ 11 bilhões, em comparação com o limite de US $ 112 bilhões do Bitcoin. A divisão desencadeou uma guerra de hash entre a BCH e a BSV, e a liderança da rede em ambos os lados da divisão ameaçou transferir seus ativos de mineração para as suas respectivas cadeias bifurcadas. Craig Wright alegou que ele era Satoshi e disse que estaria disposto a queimar BTC para ganhar a guerra de hash neste tweet agora excluído:

Para todos os mineiros BTC …
Se você mudar para o meu BCH, talvez precisemos financiar isso com o BTC, se o fizermos, nós o venderemos por USD e, bem … achamos que o mercado de BTC não tem espaço … é tanques.
Pense nisso. Nós vamos vender muito!
Considere isso….
E tenha um ótimo dia
(BTC para 1000 não me faz fase) pic.twitter.com/oUScEahtWc
– Dr. Craig S Wright (@ProfFaustus) 14 de novembro de 2018
Claro, essas ameaças eram todas latidas e sem mordidas. Bitcoin foi bifurcado milhares de vezes. No ecossistema de software de código aberto, os garfos são comuns e geralmente não são grandes. A diferença aqui era que os campeões do fork eram influentes e podiam trazer um hash significativo com eles – mas isso não é significativo.

Nenhuma bifurcação anterior da cadeia principal de Bitcoins teve um impacto duradouro no preço ou na hash do Bitcoin – e muito menos um garfo. Enquanto o preço do BTC baixou por vários meses, e o hash de poder caiu (principalmente porque a mineração se tornou menos lucrativa quando o preço caiu, não porque o BCH / BSV já controlou o hash suficiente para realmente prejudicar o Bitcoin), é um sinal quase invisível do mercado. radar do quadro geral: o crescimento exponencial do Bitcoin em poder hash ao longo do tempo:

O hash combinado do BCH e do BSV não responde por metade do mergulho da Bitcoin em hash durante a guerra de pico após a divisão:

Fonte
Em outras palavras, todo o ímpeto do acidente de novembro foi muito barulho por nada.

Então, o que realmente importa para o valor a longo prazo do Bitcoin? A contagem de transações é um ótimo indicador de valor, mas leva vários meses.

Preço BTC (linha) vs Contagem de Transações (cor sólida)
O que é interessante sobre essa métrica é que ela está se aproximando de uma nova alta de todos os tempos. A última vez que vimos valores como esse, o Bitcoin foi precificado na faixa de US $ 10 mil a US $ 20 mil. Mas há muito mais na avaliação de preço do Bitcoin do que isso. O número de endereços ativos também tende a ser um indicador de alta, que sinalizou vários meses à frente da subida anterior de 10x:

Preço BTC (linha) vs Endereços Ativos (cor sólida)
O volume de transações é a correlação mais justa que consegui encontrar. Vamos dar uma olhada nessa suavização de sete dias em:

Preço de BTC (linha) vs Volume de Transação Ajustado (cor sólida)
Você pode ver que, quando o preço está acima do volume de transações após o ajuste de curva, ele reflete uma tendência de queda contínua. Embora a linha de preço esteja abaixo do volume de transações, ela reflete uma tendência contínua de alta. Eu digo espelhos em vez de predizer porque, ao contrário das métricas que acabamos de discutir, isso normalmente é uma correlação bastante estreita.

Embora essas métricas acompanhem de perto o crescimento exponencial de preços do Bitcoin, todas essas métricas subestimam o blockchain do Bitcoin em certo sentido: o Bitcoin alcançou um marco significativo em sua maturidade. Os casos de uso agora incluem:

Pares de negociação de base para quase todos os outros criptoassets negociados em bolsa – essas transações são muitas vezes agrupadas e, portanto, subestimadas em métricas on-chain.
Camada de liquidação para soluções de escala de camada 2, como a rede de descargas atmosféricas (crescendo exponencialmente, mas ainda sendo uma fonte insignificante de troca de valor de Bitcoin).
Camada de liquidação para blockchains alternativos (por exemplo, Prova de prova do Veriblock) e bancos de dados que exigem consenso e imutabilidade sem confiança, mas que querem aproveitar o blockchain mais seguro do mundo.
Transações fora da cadeia podem potencialmente agrupar milhões de transações em uma única âncora on-chain. Como valorizamos a rede Bitcoin então? Eu acredito que é uma questão em aberto. Provavelmente, veremos uma avaliação de Bitcoin mais alta por transação na cadeia ao longo do tempo e uma redução drástica nos valores médios de transação na cadeia, a menos que filtremos as transações de âncora de nossas métricas. Você já pode ver esse efeito. Aqui está o preço em relação ao valor médio da transação:

Preço BTC (linha) vs Valor médio de transação (cor sólida)
À medida que a rede amadurece, provavelmente veremos muito mais negociações algorítmicas mudando quantidades menores de dinheiro. Os robôs de arbitragem de criação de mercado e de negociação fornecerão liquidez mais barata ao longo do tempo, permitindo um fluxo de valor mais suave na rede Bitcoin. Este também é um indicador de alta, porque o aumento da liquidez atrai mais investidores institucionais, que podem então investir ou vender mais de uma vez sem mover o preço e causar deslizamentos em seus pedidos.

Vamos falar sobre o Bitcoin como um par de operações de base. Desde que a explosão de 2017 da OIC começou a se estabilizar, a Bitcoin manteve um predomínio de 30% a 60%. Em parte, porque é o blockchain mais seguro com a marca mais dominante, mas também devido aos efeitos de rede. O BTC é o par de negociação mais amplamente disponível em praticamente todas as bolsas, e isso significa que um grande número de transações de criptografia é negociado através do Bitcoin. Como tal, será difícil para qualquer outro cripto-certificado competir com o volume de negócios e liquidez do Bitcoin – e lembre-se, a liquidez atrai investidores.

Gráfico de Dominância CoinMarketCap BTC
Em outras palavras, se um monte de outros criptoassetes se saírem bem, eles terão uma atração gravitacional sobre o preço do Bitcoin enquanto os investidores correm para comprá-los e aumentar o volume de ambos os pares de negociação.

Lembre-se que o acidente de novembro não teve nada a ver com o valor real de qualquer desses ativos. Nós já estávamos tendendo para baixo como parte do ciclo normal de mercado, e a guerra de hash desencadeou um pânico injustificado no ecossistema, o que deu aos ursos uma desculpa para acelerar o caminho para o fundo.

Mas todos os criptas que demonstraram qualquer tração real escaparam dos ursos. Tudo começou com o Waves quando eles lançaram uma nova carteira com um DEX embutido aprimorado, seguido rapidamente por recursos aprimorados de contrato inteligente e aplicativos de demonstração de contratos inteligentes no final de dezembro. O resultado? Uma recuperação mais do que completa do valor do crash anterior a novembro:

Recuperação de ONDAS
A Theta fez uma parceria com a Tencent Games, Sliver.tv e outros e conquistou os principais jogadores usando Theta. Em seguida, lançou o mainnet e completou uma troca de token bem-sucedida e o TFuel airdrop. Resultado? Recuperação total:

Recuperação Theta
Augur atraiu outros projetos para construir em cima de seus mercados de previsão:

Recuperação Augur
O navegador Brave desafiando o Chrome na tecnologia de privacidade e bloqueio de anúncios e uma carteira de criptografia embutida lançou carteiras BAT, realizou airdrops e anunciou mais de 5 milhões de usuários ativos:

Recuperação de BAT
Fabricante DAO, a organização por trás da moeda estável DAI Ethereum atraiu mais de US $ 700 milhões de valor de mercado. Mais de 1,5% de todo o Ethereum existente está atualmente trancado como garantia em empréstimos da DAI (CDP).

Recuperação de Criador
Cardano está se preparando para lançar recursos de contratos inteligentes há muito esperados na mainnet. A muito esperada linguagem de contrato inteligente Plutus baseada em Haskell promete tornar os contratos inteligentes menos propensos a erros, mais confiáveis ​​e mais fáceis de escrever, com ferramentas úteis para os desenvolvedores. Enquanto isso, a mainnet de Cardano está em operação desde 2017, e atualmente desafia todos, menos o Bitcoin no volume de transações.

O iExec atraiu parceiros de renome para permitir que os usuários ganhem dinheiro alugando tempo de CPU para computação científica, renderização em 3D e outras tarefas caras em computação.

Recuperação iExec
A Litecoin prometeu trabalhar na adição de recursos de privacidade e depois renovar os esforços de desenvolvimento para fazer o backup:

Recuperação de Litecoin
E, claro, Binance é a principal bolsa de criptografia, onde todos esses outros ativos são negociados. O aumento da atividade comercial levou ao aumento das receitas e aumentou o valor do token do BNB:

Recuperação de Binance
A EOS e a Tron recuperaram-se:

EOS (esquerda), Tron (direita)
As soluções de escalonamento da camada 2 começaram a ser lançadas na Ethereum, e a atividade do desenvolvedor da Ethereum DApp está voltando a crescer.

Recuperação Ethereum
O efeito combinado de tudo isso é o aumento do interesse do investidor no espaço, e o Bitcoin é a criptografia do gateway. Com todos esses dados de suporte, estou fazendo uma previsão: BTC para US $ 6.500 em breve. Eu não ficaria surpreso em ver outro grande salto como vimos em 1 de abril. Pode chegar a qualquer momento, ou pode estar a alguns meses de distância, mas estou confiante de que está chegando em breve.

BTC em breve: Recuperação completa antes da falha
Divulgação: Eu mantenho muitos dos criptoatets discutidos neste artigo. Todos os gráficos usados ​​neste artigo são baseados em dados publicamente verificáveis.
Eric Elliott é especialista em sistemas distribuídos e autor dos livros “Composing Software” e “Programming JavaScript Applications”. Como co-fundador da DevAnywhere.io, ele ensina aos desenvolvedores as habilidades necessárias para trabalhar remotamente e adotar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Ele desenvolve e aconselha equipes de desenvolvimento para projetos de criptografia e contribuiu para experiências de software da Adobe Systems, da Zumba Fitness, do The Wall Street Journal, da ESPN, da BBC e de importantes artistas como Usher, Frank Ocean, Metallica e muitos outros.

Ele gosta de um estilo de vida remoto com a mulher mais bonita do mundo.